IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

BAD prepara novo pacote de investimento de 1,3 mil milhões de dólares para Moçambique

Hermenegildo Langa
30/6/2025
1
2
Foto:
DR

O novo programa reforça o compromisso do Banco e do Executivo moçambicano em alcançar resultados mensuráveis que promovam a transformação económica.

O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e o Governo de Moçambique concluíram uma Revisão Conjunta do Desempenho da Carteira do País (CPPR) para 2025, preparando um novo pacote de investimento avaliado em 1,3 mil milhões de dólares, equivalente a 82,1 mil milhões de meticais.

Segundo a entidade, o novo programa reforça o compromisso do Banco e do Executivo moçambicano em alcançar resultados de desenvolvimento mensuráveis que promovam a transformação económica do país, bem como melhorar o bem-estar dos moçambicanos.

Na ocasião, a ministra moçambicana das Finanças, Carla Loveira, enfatizou a importância dessas revisões colaborativas, sublinhando que a CPPR oferece uma oportunidade inestimável para se avaliar em conjunto o progresso, aprender com experiências passadas e refinar as novas estratégias.

“O nosso objectivo comum é superar os desafios de implementação para garantir a execução oportuna e eficaz dos projectos... Esta reunião deve servir como um ponto de viragem, uma oportunidade para libertar todo o potencial do financiamento do desenvolvimento que nos foi confiado para o avanço económico e social de Moçambique”, afirmou Loveira.

O workshop de dois dias, realizado a 18 e 19 de Junho, reuniu as principais partes interessadas dos ministérios e das Unidades de Implementação de Projectos para avaliar o progresso e aumentar a eficácia das operações financiadas pelo Banco.

Os participantes abordaram factores críticos de desempenho, incluindo a qualidade operacional, o reforço da capacidade de execução dos projectos, a simplificação dos protocolos de supervisão do Banco e a optimização dos mecanismos de coordenação dos doadores.

Para o representante do BAD em Moçambique, Macmillan Anyanwu, esta revisão conjunta sublinha “o compromisso inabalável” em garantir que os projectos financiados pelo Banco em Moçambique tenham o máximo impacto e contribuam eficazmente para a agenda de desenvolvimento do país. 

“Essas discussões e o espírito de colaboração demonstrado durante esta Revisão do Desempenho da Carteira do país são cruciais para abordar os gargalos na implementação e acelerar a entrega de resultados no terreno”, acrescentou.

O resultado da Revisão do Desempenho da Carteira do país para 2025 culminará num Plano de Melhoria da Carteira do país actualizado, com acções concretas e recomendações para abordar as deficiências identificadas. Este plano estratégico será apresentado a altos funcionários do Governo, incluindo a ministra das Finanças e ministros sectoriais, para aprovação em Junho de 2025.

A carteira activa do Banco em Moçambique compreende 42 operações em 32 projectos, totalizando 1,3 mil milhões de dólares em Abril de 2025. A carteira está concentrada no sector da energia (51%), seguido dos transportes (28%), agricultura (16%), água e saneamento (2%), governação económica (2%) e social (1%).