IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

BAI injecta 1,39 mil milhões de kwanzas em projectos sociais em 2022

Cláudio Gomes
10/3/2022
1
2
Foto:
DR

Até este ano, o BAI disponibilizou o equivalente a 2,44 mil milhões de kwanzas em acções de responsabilidade social corporativa,avançou, recentemente, a administradora da Fundação BAI, Kâmia Madeira.

À Economia & Mercado, a gestora disse que em 2019 e 2021, através da Fundação BAI, o banco investiu o equivalente a 1,05 mil milhões de kwanzas, sendo 914 milhões de kwanzas em 2019 e 137 milhões de kwanzas em 2021, aplicados em acções de responsabilidade social corporativa.

Em 2020, ano em que eclodiu a pandemia da Covid-19, o banco não alocou verbas especificamente para acções de responsabilidade social, embora, através de empresas do grupo, tenha investido 10,4 mil milhões de kwanzas na aquisição de meios de diagnóstico da Covid-19 e equipamentos.

Para este ano, informa a instituição, foram disponibilizados 1,39 mil milhões de kwanzas para apoiar projectos sociais nas áreas da educação, saúde, cultura e desporto, tendo como objectivo “transformar” a vida de pelo menos 100 mil pessoas em situação de vulnerabilidade.

Abandono escolar

As dificuldades de acesso a aldeia de Osivambi, comuna da Môngua, município do Kwanyama, a oito quilómetros da estrada internacional e 70 quilómetros da capital, Onjiva, durante o tempo chuvoso têm influenciado no abandono escolar, disse.

“É uma área de difícil acesso. Durante o tempo chuvoso fica completamente separada do restodo mundo”, sublinhou Kâmia Madeira em entrevista à Economia & Mercado, salientando que “isto faz com que as crianças não frequentem a escola, não haja acesso à assistência sanitária e a aquisiçã ode alimentos seja complicada”.

Esta situação, reforçou a administradora da Fundação BAI, “promove o alto grau de analfabetismo, mortalidade infantil e extrema pobreza”.

De acordo com a gestora, a construção do centro escolar e do centro médico contribuíram para a redução destes problemas a curto e  longo prazo, sendo que os alunos já “não precisam percorrer mais de 30quilómetros para ir à escola”.

Em 2018, foi investido 15 milhões de kwanzas aplicados para a construção de um posto médico, uma igreja, alojamento para professores e enfermeiros que terão beneficiado cerca de 6 000 pessoas.

Ainda no que ao apoio social diz respeito, Kâmia Madeira informa que o banco financiou a construção de uma escola que, numa primeira fase, beneficiou 150 crianças, além de apoiar 568 crianças na aldeia Osivambi, na província do Cunene.

Segundo a administradora, o banco está a desenvolver um projecto que visa apoiar a construção de habitações sociais, capacitação de famílias, programas para geração de renda e fomento ao empreendedorismo que vai impactar directamente cerca de 500 famílias residentes no bairro Verde Força de Vontade, algures do Zango 4,município de Viana, em Luanda.

Bolsas de estudo BAI

O BAI criou um programa denominado “Bolsa de Mérito BAI”, que disponibiliza 100 vagas anuais nos cursos de licenciatura do Instituto Superior de Administração e Finanças (ISAF).

Para o presente ano, a instituição aumentou o número de vagas a 100%, perfazendo 226 vagas para o ano lectivo 2022.

Segundo a administradora da Fundação BAI, Kâmia Madeira, a iniciativa visa apoiar os melhores estudantes finalistas do ensino médio de todo o país. A bolsa, explicou, vai assegurar toda formação superior dos estudantes abrangidos, a partir do primeiro ano curricular (2022) até à conclusão das suas licenciaturas.

Para participar, os interessados devem ter até 21 anos, uma média de conclusão do ensino médio igual ou superior a 15 valores, aprovação no exame de acesso ao ISAF com nota igual ou superior a 15 valores, situação militar regularizada e não ser beneficiário de qualquer outra bolsa de estudo.

“O processo de selecção das candidaturas ocorre todos os anos, onde os bolseiros passam por um painel de selecção composto por professores do ISAF, técnicos e psicólogos da Academia BAI, bem como porprofissionais do BAI”, lê-se num comunicado da instituição financeira.

O Programa é composto por dois tipos de bolsas disponíveis, sendo a primeira –Bolsa Propina - para os candidatos da província de Luanda, e inclui o pagamento de uma propina anual e um subsídio de transporte e a segunda – Bolsa Integral - para os candidatos das restantes províncias do país, que inclui a propina anual e subsídios de alojamento e alimentação.