IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

Banca ‘acata’ orientação de apoio à agricultura

Fernando Baxi
22/2/2025
1
2
Foto:
DR

Agricultura desempenha papel preponderante para o crescimento económico de qualquer economia, mas os resultados só serão palpáveis com o apoio da banca e outras instituições financeiras.

A agricultura é dos sectores da economia real mais sinérgicos para se atingir um dos principais objectivos no presente quinquénio 2023-2027 (combate à pobreza, segurança alimentar e redução do desemprego), daí existirem programas especiais que envolvem a banca e outras instituições financeiras. 

Relativamente ao sistema bancário, o Banco Nacional de Angola (BNA) impôs o Aviso n.º 10/22, de 6 de Abril, que obriga os bancos comerciais a conceder crédito ao sector real da economia para o fomento do mesmo.

O banco BIC, no âmbito do diploma supracitado, analisou 28 projectos no primeiro trimestre de 2024, dos quais 17 foram aprovados para concessão de financiamento no valor de pelo menos 30,22 mil milhões de Kwanzas. 

A instituição bancária que mais crédito concede à economia desembolsou, no mesmo período, 14,072 mil milhões Kz para agricultura, pecuária, pescas e produção de bens essenciais. O valor, refere o banco no relatório e contas do primeiro semestre de 2024, inclui montantes aprovados no passado. 

O Banco Angolano de Investimentos (BAI) criou, no primeiro trimestre de 2024, o Portfólio de Negócios Agricultura (PNA) para atender aos clientes que operam no sector do agronegócio, com ênfase para a agricultura. 

Com a criação da respectiva ‘ferramenta’, a maior instituição bancária angolana disse ter disponibilizado crédito para a campanha agrícola 2023-2024, tendo atingido um volume de negócio calculado em 205 mil milhões Kz.

Leia este artigo na íntegra na edição 245 da revista Economia & Mercado.