O sector da banca de Cabo Verde fechou o ano de 2024 com 2,5 mil milhões de euros em depósitos, mais 7% do que em 2023, segundo dados publicados pelo banco central daquele país lusófono.
Citado pela Lusa, o Banco de Cabo Verde (BCV) refere que as instituições bancárias locais registaram lucro agregado recorde de 55,3 milhões de euros em 2024, que representa um crescimento de 16% face ao ano de 2023.
Quanto à rendibilidade dos capitais próprios, a respectiva instituição bancária refere que se manteve estável, situando-se, conforme a notícia da Lusa, em torno dos 16%. Para o BCV, este resultado demonstra uma boa capacidade dos bancos em gerar lucros a partir do capital investido, mantendo a solidez financeira do sector.
Além disso, o BCV explica que o rácio de solvabilidade do sistema bancário aumentou algumas décimas e atingiu os 24%, acima do mínimo regulamentar de 11,25%.
“Este nível garante maior resiliência face a choques financeiros”, sublinha o banco central, reforçando a confiança na estabilidade do sistema.
Conforme o texto publicado pela Lusa, o crédito total concedido pela banca cresceu 5% e atingiu os 1,4 mil milhões de euros, o valor mais alto de sempre. No entanto, o crédito em incumprimento também subiu 14%, para 109 milhões de euros, o que, segundo o BCV, requer atenção, embora continue a ser gerível.
"Com este aumento, o rácio entre financiamentos em incumprimento e o total de empréstimos concedidos passou para 8%, indicando um ligeiro agravamento na qualidade das carteiras de crédito. Actualmente, o sector bancário cabo-verdiano é composto por oito bancos com autorização genérica para operar no país", lê-se.

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)













.jpg)