Como previsto, o banco central da África do Sul manteve a sua principal taxa de juro inalterada em 8,25%, numa decisão anunciada esta quinta-feira, 18 de Julho, segundo notícia publicada pelo Diário Económico.
Citando a agência Reuters, o órgão revela que a decisão do Comité de Política Monetária da instituição foi dividida, sendo que quatro membros preferiram uma posição inalterada e dois a preferirem um corte de 25 pontos-base na referida taxa.
A política monetária manteve-se rigorosa na economia mais industrializada de África, uma vez que o Banco de Reserva da África do Sul tenta orientar a inflação para o ponto médio do seu objectivo de 3%-6%.
A inflação no consumidor situou-se em 5,2% em termos anuais em Maio, o último mês para o qual existem dados disponíveis, o mesmo que em Abril.
Citado na notícia do DE, o governador do banco central, Lesetja Kganyago, afirmou, em comunicado, que as expectativas de inflação a nível interno ainda não reflectem o objectivo intermédio de 4,5% a médio prazo.
Os economistas inquiridos pela Reuters antes do anúncio de quinta-feira previam um corte de 25 pontos-base em Setembro, seguido de outro em Novembro.

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)













.jpg)