O banco central da Namíbia cortou a sua principal taxa de juro em 25 pontos base na quarta-feira, 14 de Agosto, tendo em conta uma desaceleração da inflação e as expectativas para a mesma, de acordo com a Consumer News and Business Channel (CNBC) Africa.
Citados nesta sexta-feira, 16 de Agosto, pelo Diário Económico (DE), os dados do CNBC Africa indicam que a inflação na Namíbia fixou-se em 4,6% em termos anuais em Julho, o mesmo nível que em Junho, mas abaixo dos 4,9% registados em Maio.
Explicam, além disso, que o banco central reviu em baixa a sua previsão de inflação média para este ano para 4,7%, contra uma previsão de 4,9% apresentada na sua última reunião do Comité de Política Monetária em Junho.
No entanto, a principal instituição bancária da Namíbia atribuiu a revisão em baixa à valorização do dólar namibiano e à moderação dos preços do petróleo bruto, segundo a CNBC Africa.
“Com a inflação e as expectativas de inflação a abrandar e as taxas de juro nominais inalteradas, as taxas de juro reais aumentaram, sinalizando assim uma efectiva restritividade da política monetária”, afirmou o governador do banco central, Johannes Gawaxab, num comunicado citado pela CNBC Africa
“Tendo em conta estes factores, o CPM considerou que se justificava uma flexibilização moderada da política monetária”, lê-se.