O Banco Mundial (BM) vai disponibilizar 15,5 milhões de dólares (pelo menos 42,24 bilhões de xelins) para a implementação da segunda fase do Plano Director de Estatística da Tanzânia (TSMP II), informou Dhiraj Sharma, economista sénior da instituição bancária internacional, no âmbito de uma reunião com o Gabinete Nacional de Estatística (NBS, na sigla em inglês).
Citado esta segunda-feira, 23 de Setembro, pelo Diário Económico (DE), Dhiraj Sharmal revelou que a instituição estabeleceu 13 critérios de avaliação, dos quais 11 foram cumpridos, o que levou à aprovação de uma fase de financiamento adicional.
“Para que o Banco Mundial concedesse financiamento a este projecto, queríamos avaliar os progressos realizados na fase anterior. Estamos satisfeitos com os resultados”, afirmou Dhiraj Sharmal, acrescentando que o Governo, sob a coordenação do NBS e do Gabinete do Chefe de Estatística do Governo (OCGS, em inglês), está a implementar o TSMP II, que fornece um quadro abrangente para o desenvolvimento de estatísticas oficiais no país.
Dhiraj Sharmal explica que o referido plano quinquenal (2022-2027) está a ser executado no continente e nas ilhas com um empréstimo a juros baixos de 82 milhões de dólares.
Além disso, refere que a avaliação revelou alguns atrasos na execução do plano, nomeadamente no que se refere ao Recenseamento Nacional da População e da Habitação, que coincidiu com o início previsto da iniciativa, como escreve o DE.
Também citado na notícia, o chefe de estatística de Zanzibar, Salum Kassim Ali, refere que as avaliações dos progressos do plano são efectuadas de seis em seis meses, sendo que a última revisão foi concluída em Março deste ano. "A terceira avaliação produziu resultados positivos para o país”, acrescenta.