O Banco Mundial prevê uma descida do preço do petróleo Brent, referência para as exportações angolanas, para 60 dólares em 2026, o nível mais baixo em cinco anos, impulsionada pelo crescimento lento da procura global, expansão dos veículos eléctricos e estagnação do consumo na China.
A projecção, consta do último relatório sobre "Panorama dos Mercados de Commodities" divulgado esta quarta-feira (29).
De acordo com o documento, é esperado que os preços das commodities caiam 7% tanto em 2025 quanto em 2026, pressionados pelo fraco crescimento económico global, incertezas políticas persistentes e um excedente crescente de petróleo. A análise indica que os preços globais de matérias-primas devem cair ao seu nível mais baixo em seis anos.
Apesar do recuo projectado, o Banco Mundial sublinha que os valores das commodities se manterão acima dos níveis registados antes da pandemia. Os preços para este ano e para o próximo estão projectados para ser, respectivamente, 23% e 14% superiores aos de 2019
A nota do Banco Mundial salienta que a descida nos preços da energia está a contribuir para aliviar a inflação global, mas adverte que este efeito "não deve durar", recomendando cautela aos decisores políticos. O economista-chefe do Grupo Banco Mundial, Indermit Gill, sustentou, no documento, que "os mercados de commodities estão a ajudar a estabilizar a economia global".

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)













.jpg)