O Banco Nacional de Angola (BNA) ordenou, esta semana, aos bancos comerciais a procederem ao aumento do número de colaboradores a prestar serviço de atendimento aos balcões, soube a Economia & Mercado, através da Circular nº 03/2022 do órgão regulador do sistema bancário.
A medida do Banco Central surge numa altura em que se tem registado limitações no atendimento de clientes, por parte das agências bancárias, muito por conta das medidas excepcionais e temporárias de calamidade pública, declarada por força da Covid-19.
Para além do aumento do número de trabalhadores no atendimento aos balcões, os bancos comerciais são igualmente obrigados a aumentar o número de clientes no interior das agências bancárias até ao limite de acomodação anterior à Declaração de Calamidade Pública, garantir que em toda a rede de agências o sistema de gestão de filas esteja em pleno funcionamento, assim como reforçar as acções de comunicação com os clientes.
Com isso, o BNA quer reduzir as aglomerações ainda registadas nas agências bancárias, bem como mitigar o número de reclamações registadas sobre a morosidade no atendimento dos clientes bancários.