O Presidente da República, João Lourenço, inaugurou, hoje (31 05 2024), o Aproveitamento Hidroeléctrico do município da Matala, província da Huíla.
A infra-estrutura, que dista a cerca de 180 quilómetros da cidade do Lubango, centro político-administrativo da Huíla, passa a produzir 40,8 megawatts de energia eléctrica, contra os 27,2 antes da restauração.
Com a entrada em funcionamento do Aproveitamento Hidroeléctrico da Matala, segundo fontes do Ministério da Energia Águas no, fica minimizada a problemática de electricidade nas províncias da Huíla e Namibe.
O Estado investiu pelo menos 106,9 milhões de euros em equipamentos para a central hidroeléctrica, subestação e rede eléctrica da vila da Matala. A barragem da Matala iniciou a funcionar em 1959. Foi reabilitada desde 2019.
Fontes do Ministério da Energia e Águas asseguram que a instalação da terceira turbina possibilitou o aumento da capacidade de produção em 13,6 megawatts. Assim, o departamento ministerial dirigido por João Baptista Borges acredita que os difíceis registados nos últimos serão mitigados.
A infra-estrutura permitirá a redução do custo das operações das centrais térmicas, pois haverá diminuição do consumo de combustível fóssil e garantir a continuidade de produção de electricidade nos próximos anos.

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)













.jpg)