Players do sector agro-industrial que operam no País são aguardados, nesta quinta-feira, 20, em Benguela, para discutirem os problemas e encontrarem as soluções capazes de transformar os Transportes e a Logística como factores determinantes para o desenvolvimento do sector.
Face à área e à dimensão do assunto e evento, a VII Conferência E&M sobre Agricultura, de iniciativa da revista Economia & Mercado, contará com as presenças do anfitrião, governador Manuel Nunes Júnior, e do ministro da Agricultura, Isaac dos Anjos, aos quais caberá proferirem as palavras de boas-vindas e o discurso de abertura, respectivamente.
Três painéis, preenchidos com mesas redondas e prelecções, vão dividir as discussões em vários ângulos de abordagens, inerentes ao tema escolhido para a edição deste ano da conferência ‘O papel dos Transportes e Logística no Desenvolvimento do sector Agro-industrial’.
No evento, que contará com as presenças de representantes de empresas como Mitrelli Angola, Carrinho Agri e Grupo Opaia, será Maurício Brito, Partner da consultora internacional PwC, a dar o pontapé de saída das prelecções, dissecando o tema ‘Agro-negócio em Angola: Estado actual, desafios e oportunidades’.
Figuras como o engenheiro agrónomo Fernando Pacheco (prelector) e o empresário Adérito Areias integram o leque de especialistas, produtores e operadores que vão debater temas desde os transportes, passando pela logística, comércio, finanças, banca, seguros, produção agrícola até ao ambiente, tudo no contexto do sector da agro-indústria.
“Como tónica comum, todos estes momentos de debate terão o contexto actual, em que se verifica um crescimento significativo na agricultura nos últimos sete anos, com destaque para a produção em diversas fileiras, embora ainda insuficiente para suprir as necessidades de consumo interno”, lê-se na nota sobre o evento.
O documento realça que os desafios como a escassez de infra-estruturas adequadas, incluindo estradas, armazéns, sistemas de irrigação e de tratamento dos solos, que limitam a produção e a competitividade da agricultura nacional, vão, também, consumir as cerca de sete horas de debates.
A Conferência E&M sobre Agricultura, que vai na sua VII edição, acontece, pela primeira vez, fora da província de Luanda, contando com o apoio institucional do Governo de Benguela e do Ministério da Agricultura e Florestas.