A província do Bié lançou, nesta terça-feira, 05, um programa de massificação da cultura do trigo num espaço que compreende mais de 4.500 hectares. A meta, segundo o Governo daquela província, é tornar o Bié num celeiro do referido cereal no País.
A cerimónia que marcou o pontapé de saída deste plano decorreu no município do Chinguar, durante a qual mais de mil camponeses comprometeram-se a superar a cifra de 10 mil toneladas brutas de trigo colhidas na época passada.
Para estimular os camponeses individuais e as cooperativas a alcançarem a meta, o Governo Provincial do Bié procedeu à distribuição de sementes de trigo e fertilizantes.
“O ano passado tivemos uma produção bruta de 10 mil toneladas ao nível da nossa província. A nossa atenção é tornar o Chinguar um celeiro do trigo a nível do nosso País”, declarou, à RNA, o director Provincial da Agricultura, Pesca e Florestas do Bié.
Felizardo Brito explicou que a aposta no incremento da produção do trigo faz parte de um plano estratégico do governo local, focado em elevar a província ao estatuto de celeiro do milho no País através de um programa coordenado com a classe empresarial e os camponeses.