A BIOCOM está a desenvolver um estudo para iniciar a produção de grãos (milho, feijão ou soja), através do sistema de rotação de cultura de cana-de-açúcar nas áreas de renovação do canavial, informou o Director- Geral da empresa, Uirá Coelho Ribeiro.
A luz da visita do Presidente da República, João Lourenço, recentemente realizada naquela unidade industrial, localizada no município de Cacuso, Malanje, Uirá Coelho Ribeiro afirmou que com este procedimento, a BIOCOM estima atingir a meta de produção superior a 6 mil hectares por ano de área para plantio de grãos.
Relativamente a transição energética, o responsável garantiu que para além da disponibilidade em produzir etanol, combustível, a empresa trabalha igualmente na viabilidade técnico-comercial para a instalação de uma planta de produção de H2V com a utilização do excedente da energia eléctrica limpa e renovável produzida pela BIOCOM.
Uirá Coelho Ribeiro assegurou que a BIOCOM está a criar sinergias que permitam apoiar os produtores independentes de cana-de-açúcar, através de recomendações técnicas e da compra da produção, com o objetivo de potenciar a agricultura regional.
Para além disso, garantiu, a BIOCOM disponibiliza a estes produtores independentes os serviços de análises laboratoriais dos solos, assim como a compra de calcário para a melhoria dos solos e para o aumento da produtividade das plantações e colheitas.
O gestor afirmou que a empresa precisa de utilizar toda a capacidade instalada e gerar receitas alternativas para ser capaz de obter resultados que permitam honrar o serviço da dívida que tem reconhecido e negociado com a banca e com os accionistas.