IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

BNA mantém reserva de capital em 2,50% para os bancos após avaliação positiva do sector

Adnardo Barros
26/11/2025
1
2
Foto:
DR

A medida visa assegurar que as instituições bancárias continuem capacitadas para enfrentar potenciais riscos, sem estrangulamentos ao crédito.

O Banco Nacional de Angola (BNA) decidiu manter os requisitos de capital do sistema bancário sem alterações, após análise à robustez do sector no terceiro trimestre do ano. 

Em comunicado divulgado esta sexta-feira, o Comité de Estabilidade Financeira (CEF) do BNA anunciou a manutenção da reserva de conservação de capital em 2,50%. Igualmente foram preservadas as reservas adicionais para os bancos considerados de Importância Sistémica Doméstica (D-SIBs), que se situam entre 1% e 2%. O Comité fixou, também, em 0% a Reserva Contracíclica de Capital.

A decisão foi tomada com base na avaliação positiva dos principais indicadores de risco do sistema financeiro nacional. De acordo com o CEF, o sector bancário demonstrou, no período em análise, "solidez suficiente para fazer face aos riscos da actividade financeira". Esta fortaleza é suportada por índices de capital e de liquidez que se mantêm consistentemente acima dos mínimos regulamentares.

O organismo destacou ainda vários desenvolvimentos positivos em termos homólogos, nomeadamente um crescimento consistente do crédito concedido à economia, uma melhoria na qualidade dos activos com o reforço dos mecanismos de mitigação do risco de crédito e uma descida do rácio de incumprimento, além de um aumento do resultado líquido global do Sector Bancário.

Apesar do cenário positivo, o CEF emitiu uma recomendação de prudência, instando as instituições financeiras a prosseguirem com uma gestão cautelosa do capital e da liquidez. O objectivo é mitigar de forma proactiva os riscos financeiros e não financeiros, conhecidos ou emergentes, a que estas possam estar expostas.