A diamantífera Lucara, que opera no Botswana, anunciou, recentemente, a descoberta do segundo maior diamante bruto do mundo, com 2.492 quilates, na sua mina de Karowe.
“Lucara tem o prazer de anunciar a descoberta de um diamante excepcional de 2.492 quilates na sua mina de diamantes Karowe, no Botswana”, anunciou a australiana Lucara Diamond Corp.
Segundo o comunicado da companhia, divulgado pela imprensa local, a pedra preciosa de meio quilo, detectada no Nordeste do Botswana, principal produtor de diamantes de África, é “um dos maiores diamantes brutos alguma vez descobertos”, atrás do diamante ‘Cullinan’, de 3.100 quilates, descoberto no século passado, na África do Sul.
“Disseram-me que este é o maior diamante descoberto no Botswana até à data e o segundo maior do mundo”, disse o Presidente Mokgweetsi Masisi.
Citado pela imprensa local, o Chefe de Estado do Botswana acrescentou que, “com um diamante deste tamanho, é possível construir estradas”.
Segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), a produção de diamantes constitui a principal fonte de rendimento do Botswana, representando 30% do seu PIB e 80% das suas exportações.