Eco Zera Pencils é uma marca que está a ganhar destaque no Botswana através de um exemplo de inovação e consciência ambiental na reciclagem de jornais para produzir lápis que assistem ao sistema escolar e à arte de desenhos.
Fundada por Wada Kealotswe, um economista com mais de uma década de experiência, a Aiko Creations, empresa que detém a marca, opera há quatro anos, durante os quais fez avanços tanto no desenvolvimento de iniciativas sustentáveis quanto na promoção de empregos.
Com foco na reciclagem, escreve o portal Mmegionline, a Eco Zera fabrica lápis de grafite e de cor ecológicos a partir de jornais reciclados, oferecendo um produto exclusivo que não apenas reduz o desperdício, mas, também, combate a desflorestação.
“O que torna o nosso produto especial é que ele é feito de jornais reciclados que poderiam ir para o aterro sanitário, aumentando os gases que não são ecologicamente correctos”, explica Kealotswe, que destaca o aspecto ecológico de seu negócio.
A empresa, que começou com a paixão profundamente enraizada de Kealotswe pela reciclagem, emprega uma equipa de três funcionários efectivos e 15 colaboradores, muitos dos quais jovens que conseguiram aí o seu primeiro emprego.
Essa abordagem prática à fabricação de lápis através de materiais reciclados garante que os produtos sejam 80% artesanais, acrescenta a publicação consultada pela E&M.