Os preços do petróleo Brent, que serve de referência para as exportações angolanas, negoceiam de forma volátil nesta segunda-feira a 75 dólares por barril, em meio à escalada bélica entre Israel e Irão.
A cotação registrou alta pela segunda sessão consecutiva, reflectindo o temor do mercado de que os ataques mútuos possam paralisar o fluxo de petróleo no Médio Oriente, região responsávelpor um terço da produção global.
No fim de semana, as forças israelenses atingiram ogigantesco campo de gás South Pars, no Golfo Pérsico, interrompendooperações numa plataforma-chave. A ofensiva ocorre dias depois de ataquesaéreos contra instalações nucleares e alvos militares iranianos, intensificando a crise geopolítica.
Embora o Irão ainda não tenha cortado as suas exportações, os investidores temem uma retaliação radical que poderia bloquear o Estreito de Ormuz, rota vital por onde passa 20% do petróleo mundial. Na sexta-feira, os contratos futuros do Brent chegaram a subir 13%num único dia, fechando com alta de 7%, o maior patamar desde Janeiro.
O Irão, membro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (OPEP+), produz actualmente cerca de 3,3 milhões de barris por dia (bpd), de acordo com a Reuters, e exporta mais de 2 milhões de bpd de petróleo e combustível.