O Governo do Burkina Faso decidiu pôr termo à importação de equipamentos para o sector ferroviário. O país vai aplicar 117 milhões de dólares numa empresa de produção de equipamentos do sector.
Este projecto, avança a imprensa burquinabe, será concretizado através da criação da Faso Rail Company, cujo capital será detido em 75% pelo Estado e 25% aberto a investidores privados locais.
O programa de modernização da indústria ferroviária será implementado no prazo de 18 meses, o que permitirá fortalecer as infra-estruturas de transportes ferroviários com abastecimento de equipamentos fabricados localmente.
A Faso Rail Company, cujo decreto de criação já foi aprovado, terá como missão produzir carris, travessas, vagões e fabricar peças sobressalentes para equipamentos ferroviários.
Desta forma, as autoridades locais pretendem fazer do sector ferroviário um pilar para o crescimento económico e integração regional, aliviando, assim, a pressão sobre a rede rodoviária e reduzir a dependência do país em termos de importações de equipamentos ferroviários.