A subsidiária da Chevron em Angola, a Cabinda Gulf Oil Company Limited (CABGOC), está a construir a plataforma de cabeça de poço N'dola Sul, na província do Cuanza Sul, anunciou a instituição em nota à imprensa.
Segundo o documento, o campo situa-se no Bloco 0, a 60 km do Terminal de Malongo, em Cabinda. O projecto consiste numa plataforma de cabeça com 12 poços de produção e um tie-back à plataforma existente de produção e processamento no Mafumeira, onde os fluídos serão processados e exportados para o sistema de transporte de petróleo e gás do Bloco 0.
“O conceito de desenvolvimento aproveita a capacidade de processamento disponível na plataforma Mafumeira, usa uma completação do tipo monobore para produzir o reservatório Pinda sob esgotamento primário e planeia a perfuração em lote das secções de poços superiores, o que reduz o custo para desenvolver os recursos de petróleo e gás do campo N'Dola Sul e melhorar a eficiência de capital”, lê-se na nota.
A fase inicial de fabrico, o N’dola Sul prevê criar mais de 800 postos de trabalho a nível local. O projecto completo resultará numa produção incremental de petróleo e gás que será canalizada para o Terminal de Malongo em Cabinda e para a planta da Angola LNG no Soyo.
O director-geral da CABGOC, Billy Lacobie, afirmou que o South N'dola poderá demostrar a capacidade da CABGOC de desenvolver novos campos no Bloco 0 enquanto desenvolve também aptidões tanto de recursos humanos como de serviços do país.
Acresce que o projecto será um facilitador para que outros sejam feitos em Angola, por e para os angolanos.
A CABGOC como operadora, tem uma participação de 39,2% no Bloco 0, juntamente com a Sonangol EP (41% de participação activa), a TotalEnergies (10 % de participação activa) e a Azule Energy (9,8% de participação activa).