IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

Cabinda lidera operações domésticas da TAAG com 43% dos voos semanais entre Janeiro e Novembro de 2025

Sebastião Garricha
15/12/2025
1
2
Foto:
DR

A companhia revela que se registou, ao nível da performance operacional, uma taxa de realização de voos próxima dos 98%, com cancelamentos residuais na ordem dos 2%.

A província de Cabinda destacou-se como o principal destino doméstico da TAAG Linhas Aéreas de Angola no período de Janeiro a Novembro de 2025, concentrando cerca de 43% do total dos voos semanais operados pela companhia nas rotas internas.

Em média, a companhia operou quatro voos diários na rota Luanda–Cabinda, correspondentes a 28 frequências semanais, transportando 227.857 passageiros.

No cálculo mensal, em média, a província de Cabinda recebeu aproximadamente 19.918 passageiros, confirmando a regularidade da operação e a elevada procura associada à relevância estratégica desta rota aérea, de acordo com a TAAG.

Em nota de imprensa consultada esta segunda-feira, 15, pela Economia & Mercado (E&M), a companhia revela que se registou, ao nível da performance operacional, uma taxa de realização de voos próxima dos 98%, com cancelamentos residuais na ordem dos 2%.

Além disso, a TAAG explica que os atrasos e cancelamentos podem resultar de diversos factores, nomeadamente razões técnicas, operacionais e meteorológicas, bem como do grau de operacionalidade do aeroporto de destino. Acrescem ainda factores exógenos, como a ruptura na cadeia de fornecimento a nível mundial, que “afecta o sector da aviação comercial”.

“No âmbito do planeamento de rede e da alocação de frota para a rota de Cabinda, a TAAG opera maioritariamente com aeronaves Boeing 737, com capacidade total para 120 passageiros, adequadas ao elevado volume de tráfego de passageiros e carga. Em complemento, alguns serviços são assegurados por aeronaves modelo Dash-8 Q400, com capacidade para 74 passageiros, garantindo flexibilidade operacional e eficiência”, lê-se no comunicado de imprensa.