De acordo com uma nota recepcionada e consultada hoje, 2 de Agosto, pela Economia & Mercado, a CABSHIP, empresa angolana especializada na gestão de materiais petrolíferos e logística, é parte de cinco empresas nacionais do grupo de co-signatárias dos primeiros contratos-programa.
Pela CABSHIP, assinou o director-geral, Luís Silva, e pelo MIREMPET, o director Nacional do Fomento e Conteúdo Local do MIREMPET, Francisco Domingos, cerimónia testemunhada pelo secretário de Estado dos Recursos Minerais, Jânio Corrêa Victor e pelo presidente do Conselho de Administração (PCA) da Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANPG), Paulino Jerónimo.
Para o CEO da empresa, o acto configura mais uma etapa no reconhecimento da caminhada de 14 anos ao serviço do sector, em particular, e do País, de um modo geral.
“Fazer parte, com outras cinco empresas nacionais operadoras e prestadoras de serviços ao sector, do grupo de co-signatárias dos primeiros contratos-programa, é uma honra para a CABSHIP”, salientou João Filipe.
Recordar que a empresa opera mais de 50 armazéns de materiais e equipamentos petrolíferos, bem como disponibiliza soluções 3PL (logística de terceiros), que se refere a terceirização de processos de logística de comércio electrónico e 4PL, designado modelo de logística em que os fabricantes atribuem a um fornecedor externo toda a gestão e organização de sua cadeia de suprimentos e logística.

Outra signatárias
O Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, na qualidade de órgão estratégico do Estado angolano na salvaguarda do interesse nacional no sector extrativo, iniciou a implementação do Decreto Presidencial nº 271/20 Sobre Conteúdo Local atribuíndo, na terça-feira, 1 de Agosto do ano em curso, contratos-programa a favor de cinco empresas nacionais.
De acordo com um documento do MIREMPET, foram co-signatárias a SONANGOL-EP, a ETU Energies, a ATIS-NEBEST, o Grupo Simples Oil, a TECSEP, além da CABSHIP, cerimónia testemunhada pelos respectivos presidentes de Conselhos de Administração e directores Gerais e Directores de Recursos Humanos.
Salientar que o diploma em referência estabelece e regula as condições necessárias para o crescimento das empresas nacionais de conteúdo local no sector petrolífero.
A CABSHIP é o maior empregador privado do sector na província de Cabinda, e na qualidade de membro da Global Logistics Network (GLN), estende o seu alcance aos 536 escritórios da rede em 125 países. Possui certificação ISO 9001: 2015 e ISO 45001: 2018 desde 2018.