IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

CAN 2025: Com Catamo e Reinildo, Moçambique falha e não evita nova derrota lusófona

Sebastião Garricha
25/12/2025
1
2
Foto:
DR

O único golo da partida foi apontado aos 49 minutos por Amad Diallo, internacional costa-marfinense que actua no Manchester United de Inglaterra.

Moçambique perdeu nesta quarta-feira, 24, por 1-0 frente à Costa do Marfim, na primeira jornada do Grupo F do Campeonato Africano das Nações (CAN) 2025, num encontro em que deu boa réplica, mas foi penalizado por uma falha defensiva no arranque da segunda parte.

Na sua sexta participação no CAN, competição em que nunca venceu um jogo, os ‘Mambas’ entreram de forma ambiciosa e sem complexos. Com boa circulação de bola, criou mesmo a primeira ocasião de perigo, aos nove minutos, quando Geny Catamo, extremo do Sporting de Portugal, rematou de fora da área, obrigando o guarda-redes Yahia Fofana a uma defesa apertada.

Com o passar do tempo, a Costa do Marfim foi assumindo o controlo da partida e empurrou Moçambique para zonas mais recuadas. O guarda-redes Ernan Siluane destacou-se com várias intervenções decisivas, segurando o nulo durante a primeira parte. 

No entanto, o regresso ao relvado foi fatal para os “Mambas”. Logo aos 49 minutos, uma rápida transição ofensiva dos “Elefantes” terminou com um remate forte e colocado de Amad Diallo, sem hipótese para Ernan Siluane.

O golo abalou a confiança da formação lusófona, que teve dificuldades em reagir de imediato e permitiu o crescimento do adversário, sempre mais perigoso, ainda que com menos ocasiões claras do que na primeira parte.

Com este resultado, a Costa do Marfim assume provisoriamente a liderança do grupo, com três pontos, enquanto Moçambique segue no último lugar, ainda a zero.