IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

Carnaval de Luanda reforçou subsídios aos grupos, mas manteve valor das premiações

Teresa Fukiady
14/2/2026
1
2
Foto:
DR

Aumento do valor do prémio está dependente do aumento do número de patrocinadores. “Se não conseguimos mais patrocínios, não temos muito por onde ir buscar”, diz a organização.

A Associação Provincial do Carnaval de Luanda (APROCAL) informa que os subsídios aos grupos carnavalescos para a edição 2026 do entrudo foram fixados em três milhões de Kwanzas para a Classe A, 1,5 milhão Kz para a Classe B e 700 mil para os grupos infantis. 

O presidente da APROCAL sublinha, em entrevista exclusiva à revista Economia & Mercado, que, embora os subsídios aos grupos carnavalescos tenham sido reforçados, os valores dos prémios mantêm-se, situação que continua a gerar críticas por parte dos participantes por estar muito aquém dos custos de preparação.

“Um grupo, hoje, para vir à Marginal, não gasta menos de 20 milhões de Kwanzas”, avança o responsável ao comparar com os 15 milhões de Kwanzas de prémio do grande vencedor, valor que “não cobre os custos” de preparação. “É contraproducente”, assume.

Um grupo, hoje, para vir à Marginal, não gasta menos de 20 milhões de Kwanzas”, avança o responsável ao comparar com os 15 milhões de Kwanzas de prémio do grande vencedor

Entretanto, o responsável avança que o aumento do valor do prémio está dependente do aumento do número de patrocinadores. “Se não conseguimos mais patrocínios, não temos muito por onde ir buscar”, explica. 

Tany Narciso defende ainda que, face à limitação da comparticipação do Estado, a sustentabilidade do Carnaval passa também pelo envolvimento directo dos próprios grupos na mobilização de apoios.

“Temos consciência das dificuldades, mas o Carnaval não é feito apenas com dinheiro do Estado; a maior comparticipação deve vir dos patrocínios. Os próprios grupos devem ter também esta preocupação em conseguir patrocínios”, sugere.

Presidente da APROCAL, Tany Narciso
Temos consciência das dificuldades, mas o Carnaval não é feito apenas com dinheiro do Estado; a maior comparticipação deve vir dos patrocínios

No ano passado, o valor global dos prémios do Carnaval de Luanda ascendeu a 78,75 milhões Kz (mais de 85 mil USD), distribuídos pelas classes A, B e C. Na classe A, o 1.º classificado arrecadou 15 milhões Kz;  o 2.º recebeu 10 milhões; o 3.º embolsou 5 milhões; o 4.º ficou com 3 milhões e o 5.º encaixou 2 milhões de Kwanzas.

A União Mundo da Ilha, do município da Ingombota, é o grupo com maior número de troféus conquistados. Em 2025, no ano em que se assinalaram os 50 anos da Independência Nacional, o vencedor foi o Grupo Recreativo do Kilamba, do município do Rangel.