IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

Cavaleiros do Apocalipse: o terror sob rodas!

Nuno Fernandes
7/1/2026
1
2
Foto:
DR

A tomada das vias públicas pelos motoqueiros nas principais cidades do país está a assumir contornos preocupantes que devem obrigar à tomada de medidas urgentes pelas autoridades competentes.

São inúmeros os acidentes envolvendo esse tipo de transporte. Condutores e passageiros correm diariamente um enorme risco de vida, decorrente da ausência completa de regras. Transitam em sentido contrário ao trânsito, galgam jardins, criando carreiros e destruindo lancis, circulam pelos passeios obrigando os peões a saltarem para não serem atropelados. Andam à noite sem qualquer tipo de iluminação. Quando causam acidentes, insurgem-se violentamente contra terceiros. Aparecem às centenas como enxames de abelhas cercando quem neles bateu, mesmo sendo deles a responsabilidade. 

As autoridades policiais assistem impávidas e serenas, só os parando para  estorquirem aqui e ali valores de “multas” sem qualquer comprovativo escrito.  Em Talatona, os passeios em frente à Universidade Óscar Ribas são palco diário da situação acima descrita.  No dia 29 de Novembro,  da viatura em que seguia, fotografei uma dessas situações, que neste espaço reproduzimos.  Pior quando a moto que se seguiu à fotografada era da polícia de trânsito  a fazer a mesmíssima coisa!!! 

Já observei motoqueiros a defenderem-se com o argumento de às motos ser permitido esse procedimento, o que revela falta clara de informação e formação.  Saber andar numa mota não significa conhecer  as Leis de Trânsito. As habilitações que são passadas não assentam no conhecimento dessas regras.

Leia este artigo na íntegra na edição de Janeiro da revista Economia & Mercado, já disponível nas bancas.