O Standard Bank de Angola (SBA) vai destinar mais de 20 mil milhões de kwanzas ao sector das pescas e recursos marinhos, através de uma carteira de financiamento criada com o Fundo de Apoio ao Desenvolvimento da Indústria Pesqueira e da Aquicultura (FADEPA).
O memorando de entendimento, assinado durante a Conferência Internacional sobre Pesca e Aquicultura Sustentável (CIPAS 2025) em Luanda, tem como foco Pequenas Médias Empresas (PMEs), cooperativas e pescadores.
O director Executivo da Banca PME do SBA, Fernando Chivinda, definiu o sector das pescas como “uma das âncoras da economia costeira” do País, salientando que este sustenta comunidades, garante segurança alimentar e pode tornar-se um vector crucial de exportação.

Fernando Chivinda enfatizou que a parceria reforça o compromisso do banco com o sector, respondendo a necessidades críticas nas áreas de capacitação organizacional, acesso a mercados e financiamento.
Já o coordenador da Comissão de Reestruturação do FADEPA, Lello João Francisco, destacou que o protocolo representa "uma oportunidade estratégica" para alargar o impacto das políticas de fomento ao sector, através de facilidades de acesso a crédito e capacitação empresarial.
A parceria, com a duração de um ano e renovável, visa reforçar a capacidade organizacional, facilitar o acesso a mercados locais e internacionais e oferecer produtos financeiros adaptados às necessidades dos operadores.

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)







.jpeg)





.jpg)