Alguns cidadãos na capital de Luanda acordaram entusiasmado, nesta manhã de terça-feira, o dia que antecede as eleições, para votar no seu candidato preferido.
José Caropa, cidadão residente em Luanda, natural de Cuanza Sul, ouvido pela E&M, diz que está preparado para exercer o seu direito de voto, amanhã quarta-feira (24), no bairro da Zona Verde, Projecto Cabolombo, Benfica.
“Eu tenho o meu candidato favorito, não posso citar agora. Na verdade hei de votar para o candidato que me convenceu durante esta campanha. Estou bem preparado como um cidadão nacional e espero que tudo corra bem”, almejou.
Questionado sobre as expectativas de quem possa vir a ganhar as eleições, o cidadão responde “a minha expectativa para estas eleições é que tudo corra bem, em paz e harmonia, e pedimos que os nossos governantes sejam sinceros com as suas palavras e honrem com os seus compromissos”.
Por sua vez, Mateus Solidão, outro cidadão residente em Luanda, nos arredores do bairro Futungo de Belas, diz estar triste por não poder votar. Mateus viajou, no princípio deste ano (2022) no Cuanza Norte, para tratar o seu passaporte. Lá, lhe foi pedido o cartão de munícipe actualizado, como um dos requisitos do processo de emissão do passaporte. Tempo depois regressou à Luanda, mas a sua assembleia de voto ficou registada no Cuanza Norte.
“Por motivos de localização não poderei exercer o meu direito de voto. Por causa da emissão do meu passaporte, tive de tratar o cartão de munícipe na província de Cuanza Norte, então, isso me impede de votar em Luanda onde estou, sabendo quem em 2017 votei mesmo aqui. Se tiver de votar, tenho de ir ao Cuanza Norte e não tenho esse tempo”, lamentou.

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)













.jpg)