IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

CMC dá luz verde à entrada do BFA na Bolsa de Valores

Adnardo Barros
21/8/2025
1
2
Foto:
DR

A operação envolve a venda pública de 4 462 500 acções ordinárias, correspondentes a 29,75% do capital social do banco

A Comissão do Mercado de Capitais (CMC) deu luz verde à Oferta Pública de Venda (OPV) de uma participação do Banco de Fomento Angola (BFA). O registo da operação e do respectivo prospecto aprovado, abre caminho para a entrada do banco no mercado bolsista.

A operação envolve a venda pública de 4 462 500 acções ordinárias, correspondentes a 29,75% do capital social do banco. Cada acção terá um valor nominal de seis mil kwanzas . Paralelamente, foi aprovada a admissão à negociação de um total de 15 milhões de acções, que representam a totalidade do capital social do BFA, no mercado de bolsa.

Num comunicado, a CMC emitiu o aviso legal de praxe, recordando que a aprovação do registo, nos termos do Código dos Valores Mobiliários, baseia-se "em critérios de legalidade". A entidade reguladora sublinha que a sua decisão "não envolve qualquer garantia quanto ao conteúdo da informação, à situação económica ou financeira do oferente ou do emitente, à viabilidade da oferta ou à qualidade dos valores mobiliários".

Para o presidente do Conselho de Administração do IGAPE, Álvaro Fernão, no final da segunda Reunião Ordinária da Comissão Nacional Interministerial do Programa de Privatizações (CNI-PROPRIV) realizada nesta quarta-feira, 20, frisou que trata-se de um marco para o mercado de capitais e para a estratégia de diversificação da economia.

“A OPV do BFA será em Setembro e marcará um momento histórico para o nosso mercado de capitais. Estamos a falar da maior operação já realizada na BODIVA, um marco que vai colocar Angola no radar dos grandes investidores internacionais, mas também abrir portas para milhares de pequenos investidores nacionais se tornarem accionistas de um dos maiores bancos do país”, destacou.