IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

Conferência ‘Economia Azul’ recolhe subsídios para pleno crescimento do Cluster do Mar

Victória Maviluka
3/9/2025
1
2
Foto:
Andrade Lino

Evento vai avaliar estado de implementação da Estratégia Nacional para o Mar de Angola 2030, que visa melhorar o bem-estar social através da valorização económica do espaço marítimo.

Como superar os principais obstáculos que limitam o pleno crescimento do Cluster do Mar? Este é o mote da Conferência ‘Economia Azul’, que, na sua V edição, a decorrer nesta sexta-feira, 05, em Luanda, que vai juntar instituições ministeriais e reguladoras, empresas de transportes e logística, representantes do sector petrolífero, instituições financeiras e seguradoras.

Assim, o evento, de iniciativa da revista Economia & Mercado, deve transformar-se num centro de debate à volta das estratégias de financiamento inovadoras, políticas públicas eficazes e parcerias público-privadas capazes de impulsionar o desenvolvimento sustentável do Cluster do Mar.

O objectivo, refere o comunicado da organização, é definir caminhos para superar os constrangimentos actuais, promovendo uma valorização sustentável do sector, com impacto no crescimento económico, na inovação e na geração de emprego. 

O sector carece de investimentos estratégicos nas áreas de transformação industrial, transporte e logística, essenciais para maximizar o aproveitamento dos recursos disponíveis

Sobre Carmen do Sacramento Neto dos Santos, que tem à cabeça o Ministério das Pescas e dos Recursos Marinhos, recairá a condução do discurso de abertura da conferência com o tema ‘Financiamento e Valorização do Cluster do Mar — Da Protecção e Fiscalização à Transformação dos Recursos Marítimos’.

Aberta a conferência, duas prelecções a respeito do tema vão ocupar o palco através de Carlos Borges, Head of Advisory da KPMG Angola, e de Miguel António, director da Segurança Marítima, Navegação e Pessoal do Mar. A seguir, uma Mesa Redonda promete envolver em acesas discussões painelistas e audiência, com o tema ‘Financiamento e Valorização do Cluster do Mar’. 

A nota da organização lembra que, apesar do seu imenso potencial, o sector marítimo angolano enfrenta desafios significativos, desde a escassez de pescado até à ausência de uma indústria naval robusta e de uma transformação eficiente dos recursos marinhos.

Além disso, observa o documento, o sector carece de investimentos estratégicos nas áreas de transformação industrial, transporte e logística, essenciais para maximizar o aproveitamento dos recursos disponíveis.