IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

Conferência radiografa estado de Fundos de Pensões em Angola e ‘desenha’ o seu futuro

Victória Maviluka
30/9/2025
1
2
Foto:
DR

Espera-se que o evento seja um contributo para a construção de um sistema de Fundo de Pensões mais transparente, sólido e adequado aos desafios económicos, sociais e tecnológicos do País.

‘Futuro dos Fundos de Pensões em Angola: Reforma, Regulação e Sustentabilidade’ é o tema que vai centralizar, nesta quinta-feira, 2 de Outubro, em Luanda, o debate à volta da segunda edição da Conferência sobre Fundo de Pensões, organizada pela revista Economia & Mercado, em parceria com a NOSSA Seguros.

Com o sistema de Fundos de Pensões a atravessar uma fase crucial de transformação, players do sector vão sentar-se à mesma mesa para avaliar a robustez deste mercado que regista actualmente mais de 1 trilião de Kwanzas em activos, 38 fundos registados e nove entidades gestoras. 

Pretende-se, desta forma, que o encontro seja um contributo para a construção de um sistema de Fundo de Pensões “mais transparente, sólido e adequado aos desafios económicos, sociais e tecnológicos de Angola”, como se lê no comunicado da organização enviado à redacção da E&M.

Para o início das discussões, logo após o discurso de abertura, Filomena Salgado de Oliveira, sócia-fundadora e gerente da FSO Consultores, de Portugal, e o consultor brasileiro Ivan Sant´Ana Ernandes vão subir ao palco para proferirem as devidas prelecções acerca do lema escolhido para a conferência.

O encontro reserva, entre os pontos mais importantes, uma Mesa-Redonda, com o tema ‘Reformas dos Fundos de Pensões e o Reforço da Supervisão e Protecção dos Contribuintes’, na qual vão participar como painelistas Edgar Santos, director do Gabinete Jurídico do INSS, e Jesus Teixeira, administrador da ARSEG.

Este debate, que reserva, igualmente, momentos de intervenção da audiência, vai contar ainda com as participações directas de Albertina Napita, directora de Vida e Fundos de Pensões da NOSSA Seguros, e de Carlos Borges, Partner da consultora KPMG.

No ‘cair do pano’ dos trabalhos, caberá à PCA da Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros (ARSEG), Filomena Manjata, proceder à última intervenção, com o discurso de encerramento da segunda edição da Conferência sobre Fundo de Pensões, de iniciativa da revista E&M, com a parceria da NOSSA Seguros.