IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

Construção do troço Huambo/Gandavira custa 9,8 mil milhões Kz

Fernando Baxi
9/7/2025
1
2
Foto:
DR

Empreitada é justificada pela importância da ligação das comunas de Lumana, Sacachoco e Cavinda, assim como para o desenvolvimento da região Centro-Sul de Angola.

O Executivo vai aplicar pelo menos 9,8 mil milhões de Kwanzas na construção de 46 quilómetros da estrada nacional (EN) 358, troço Huambo (Calima)/Gandavira, na província do Huambo, conforme o despacho presidencial n.º 172/25 de 4 de Julho, em posse da E&M .

Aproximadamente 97% (pelo menos 9,5 mil milhões Kz), como espelha o ‘documento’ exarado por João Lourenço, será para a cobertura da empreitada do respectivo troço, enquanto 3% montante (perto de 268,3 milhões Kz) destinar-se-á ao pagamento dos serviços de fiscalização. 

Face à natureza da despesa, o Presidente da República delegou competências ao ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação para a aprovação das peças do procedimento, “verificação da validade e legalidade” dos actos praticados no âmbito do referido procedimento. 

O auxiliar do Titular do Poder Executivo no domínio das Obras Públicas e Habitação tem a prerrogativa de subdelegar os poderes que lhe foram delegados, inclusive a celebração e a assinatura dos contratos.

A empreitada no troço Huambo (Calima)/Gandavira é justificada pela importância da ligação das comunas de Lumana, Sacachoco e Cavinda e para o desenvolvimento da região Centro - Sul de Angola.