IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

Consumo de derivados do petróleo no Namibe reduz no 3º trimestre

Fernando Baxi
22/12/2023
1
2
Foto:
DR

Nos primeiros três meses do ano (prestes a terminar), o consumo de derivados do petróleo na província do Namibe foi de 36 mil 614 toneladas métricas (TM).

A comercialização de produtos petrolíferos na província do Namibe decresceu 0,3% no terceiro trimestre de 2023, comparativamente com o segundo do mesmo ano, apurou a E&M num documento que o Instituto Regulador dos Derivados do Petróleo (IRDP) divulgou recentemente.  

No documento intitulado "Oportunidades de Negócios do Segmento dos Derivados do Petróleo – Província do Namibe", a IRDP mostrou que no terceiro trimestre de 2023 foram comercializadas 31 mil 976 toneladas métricas de produtos petrolíferos naquela região do litoral sul de Angola.      

A comercialização de derivados do petróleo no segundo trimestre de 2023, como ilustra a IRDP, foi de 32 mil 074 toneladas métricas (MT). Nos três primeiros meses do ano (prestes a terminar), o consumo dos respectivos produtos, na província do Namibe, ficou em 36 mil 614 TM.

Quanto ao abastecimento de combustíveis, até ao terceiro trimestre de 2023 a província do Namibe conta com 20 postos operacionais. 14 são da Sonangol; três da Sonangalp; dois da Pumangol e uma da Tema.

De acordo ainda com os dados da IRDP, estão previstos mais dois postos de combustíveis, no município do Tombuá, pertencentes a ETU Energias. A Sonangalp também instalará um (em 2027) no município de Moçâmedes. Namibe terá 17 postos de combustíveis nos próximos anos.

Relativamente às oportunidades de investimentos no segmento dos derivados do petróleo, aquele instituto (no documento) indica a construção, exploração de instalações de armazenagem e oleodutos.

Também constam do conjunto de oportunidades de negócios no downstream, segundo a IRDP, a construção de fábricas de produção, requalificação de garrafas de GPL e os respectivos equipamento.