Luanda prepara-se para receber, pela primeira vez, uma cimeira sobre transporte e logística, que nasce no intuito de consolidar o país, por dentro da Comunidade dos Países para o Desenvolvimento da África Austral (SADC, na sigla inglesa), como plataforma estratégica destes sectores importantes para a mobilidade de pessoas e bens, “reforçando a sua posição no mapa global”.
A decorrer entre os dias 17 e 19 deste mês, o Angola Hub Transporte e Logística Summit é um certame que levará ao Centro de Convenções de Talatona (CCTA) líderes empresariais, ministros, representantes diplomáticos e startups inovadoras, para debater a integração regional, digitalização, sustentabilidade e oportunidades de investimento.
De acordo com António Santana, responsável pela organização do evento, não se trata apenas de uma plataforma de discussão; “é uma oportunidade concreta para Angola afirmar-se como o Hub logístico que a região da SADC procura, atraindo investimentos, modernizando processos e conectando players estratégicos”.
Assim sendo, o programa inclui “painéis de alto nível”, workshops técnicos, bolsas de inovação para startups, mesas-redondas e um cartaz cultural diversificado, com artistas locais e internacionais.
As sessões incluem momentos de networking que visam fomentar parcerias estratégicas e negócios internacionais. O primeiro dia vai tratar da integração regional e conectividade multimodal, destacando as experiências de Angola, Zâmbia, Namíbia e Tanzânia.
O segundo dia abordará a digitalização, IA e blockchain no sector logístico, bem como o financiamento e os seguros. Já o terceiro dia vai focar-se no transporte sustentável, energia renovável e infra-estruturas resilientes.
Como avançou ainda Santana, em conferência de imprensa, o Angola Hub Summit contará ainda com a Bolsa de Oportunidades de Investimento, espaço dedicado para conectar promotores de projectos com potenciais investidores, reunindo bancos, fundos de investimento, business angels e parceiros internacionais, para fomentar projectos logísticos e comerciais na região.
A organização defende que, “ao integrar tecnologia, inovação e sustentabilidade, o Summit demonstra que Angola está preparada para liderar uma transformação logística de impacto regional, conectando mercados e criando valor económico real”.
A abertura oficial do evento decorrerá com a participação do Presidente da República de Angola e do Ministro dos Transportes, entre outros responsáveis públicos e privados.

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)













.jpg)