Angola vai exportar o primeiro contentor de abacates para a Europa, com partida prevista para 25 de Novembro deste ano, de acordo com um comunicado do Ministério da Agricultura e Florestas.
O feito, a ocorrer via Corredor do Lobito, servirá também para lançar oficialmente o sistema de certificação fitossanitária digital, um avanço tecnológico que elimina o papel dos processos de exportação.
Trata-se de um projecto da Global Gateway da União Europeia, que promove investimentos sustentáveis e inclusivos em infraestruturas. A implementação do sistema resulta de uma cooperação técnica reforçada entre Angola, os Países Baixos e a União Europeia, com foco na modernização dos processos de certificação e na garantia de conformidade com os padrões internacionais de exportação agrícola.
O assunto foi abordado durante uma audiência que o ministro da Agricultura e Florestas, Isaac dos Anjos, concedeu a uma delegação da Embaixada do Reino dos Países Baixos em Angola.
O lançamento oficial do sistema e do primeiro contentor de abacates electronicamente certificado terá lugar no Porto do Lobito. O evento contará com a presença de altas entidades de Angola, da União Europeia e do Reino dos Países Baixos.

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)







.webp)





.jpg)