Angola consta do grupo dos cinco beneficiários dos 570,5 milhões de dólares canalizados, até aqui, pelo primeiro fundo de investimento chinês para países da CPLP.
Portugal, Brasil, Moçambique e Macau integram, igualmente, o grupo das regiões onde foram canalizados os 11 projectos financiados pelo Fundo de Cooperação e Desenvolvimento China — Países de Língua Portuguesa.
“[O fundo] tem garantido apoio de financiamento para as empresas da China [incluindo Macau] e dos países lusófonos, em prol do investimento, cooperação e mútuo desenvolvimento da China e destes países”, explicou o secretário-geral adjunto do Secretariado Permanente do Fórum de Macau, citado pela agência Lusa.
Casimiro de Jesus Pinto acrescentou que os projectos financiados são “em sectores como o das infra-estruturas, as novas energias, a agricultura e o sector financeiro”.
Este fundo de cooperação foi criado em Junho de 2013 pelo Banco de Desenvolvimento da China e o Fundo de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Macau, sob a proposta do Fórum de Macau.
O fundo tem um capital total de mil milhões de dólares norte-americanos e é de gestão exclusiva do Fundo de Desenvolvimento China-África (CADFund), “sem direito de supervisão do Fórum Macau”, disse.

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)













.jpg)