A taxa de crescimento económico da África do Sul acelerou 0,8% no segundo trimestre de 2025, atingindo o seu ritmo mais rápido em dois anos, embora permaneça abaixo do nível necessário para reduzir os níveis de pobreza e desigualdade, segundo dados do serviço nacional de estatística daquele país.
O Statistics South Africa explica que houve uma melhoria generalizada em relação ao primeiro trimestre, quando foi registado um crescimento de 0,1%, já que oito (8) dos 10 sectores acompanhados por ele registaram maior produção, incluindo mineração e agricultura.
Consultados nesta terça-feira, 9, pela Reuters, os dados indicam, também, que o consumo das famílias aumentou, ajudado pelas reduções nas taxas de juro pelo banco central daquele país.
Entretanto, conforme a Reuters, analistas afirmaram que a contínua contracção na formação bruta de capital fixo era “preocupante”, acrescentando a necessidade de “um investimento muito maior para que a taxa de crescimento fosse mais forte.”
De acordo com o referido serviço de estatística, a subida do Produto Interno Bruto (PIB) foi, em média, inferior a 1% ao ano na última década, abaixo da taxa de crescimento da população.
Citada pela Reuters, Elna Moolman, directora de pesquisa do Standard Bank para a África do Sul, afirma que o crescimento económico foi um pouco melhor do que esperado. "Embora isso não elimine totalmente todas as preocupações em torno da tendência do mesmo”, acrescenta.

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)







.jpg)





.jpg)