IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

Custos de construção aumentam pelo quinto mês consecutivo

Joaquina Dungue
21/8/2023
1
2
Foto:
DR

O aço com 0,6 pp, seguido do betão pronto e cimentos e aglomerantes 0,2 pp cada e tubagens e acessórios de plásticos e blocos 0,1 pp, são os que mais contribuíram para a variação do IPMC.

Os preços dos materiais de construção registaram uma variação de 1,3% em Julho de 2023, apontam os dados do Índice de Preços de Material de Construção (IPMC) divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Os números do INE indicam que os preços dos materiais de construção registaram uma aceleração de 0,1 pontos percentuais em Julho face a Junho de 2023, sendo o quinto aumento consecutivo deste o início do ano.

A Folha de Informação Rápida (FIR) do IPMC, também aponta que em termos homólogos os preços dos materiais de construção fixaram-se em 10,6% Julho o que representa uma redução de 10,2 pp face a Julho de 2022.

Nas variações homólogas, entre os grupos de materiais de construção, madeira e contraplacado foram os que registaram maiores aumentos nos preços com 16,0% cada, seguido pelo betão pronto 15,4%, areia 14,2%, tubagens e acessórios de plásticos 14,1%, pedra britada e mármore e vidros e artigos de vidro 13,5% cada, aço 12,7%, produtos sintéticos 12,4%.

Também se registou aumentos nas vigas, vigotas e ripas 9,7%, blocos 9,6%, outros produtos sintéticos 7,5%, cimentos e aglomerantes 7,2%, tijolos 6,8% e alumínio 5,9%, segundo o INE.

Os grupos de materiais que mais contribuíram na variação do IPMC do mês de Julho são o aço com 0,6 pp, seguido do betão pronto e cimentos e aglomerantes 0,2 pp cada e tubagens e acessórios de plásticos e blocos 0,1 pp.

Sobre o indicador

O IPMC reflecte a variação dos preços dos principais materiais que intervém na actividade de construção e transformação de edifícios para qualquer fim e a promoção imobiliária, engenharia civil, trabalhos especializados de construção como demolição e preparação dos locais de construção, instalação eléctrica, acabamento de edifícios e outras obras.

O preço dos materiais de construção é um importante indicador para o mercado da construção, pois é através da sua variação que se consegue identificar o grau de intensidade das actividades do sector.

O INE recolhe os dados do referido indicador nos mercados e estabelecimentos formais e informais onde são comercializados os materiais destinados à construção de habitações, edifícios residenciais e não residenciais, estradas e outras obras de infraestruturas.