A vitória do Olympiacos da Grécia sobre a Fiorentina de Itália, na final da Liga Conferência 2023/24, teve a contribuição do defesa-central angolano, David Carmo, integrante da Selecção Nacional de Futebol que disputa as eliminatórias de acesso à fase final da Copa do Mundo de 2026
David Carmo, emprestado pelo FC do Porto, foi preponderante para a conquista do troféu por parte do clube grego, em pleno AEK Arena, Atenas, ao efectuar um corte ‘salvador’ na pequena área, durante o tempo de compensação do prolongamento. Ikoné, da Fiorentina, onde joga M’bala Nzola, foi incapaz de ‘ludibriar’ o defesa-central dos ‘Palancas Negras’.
Face à imponência do defesa angolano no eixo central defensivo da equipa grega, prevaleceu o golo rubricado por El Kaabi aos 116 minutos da partida e o Olympiacos tornou-se o primeiro conjunto grego a conquistar um troféu na Europa a nível de clubes. David Carmo destronou M’bala Zola.
A actuação do defesa-central angolano, que se estreou na Selecção Nacional de Futebol ‘Palancas Negras’ no jogo amistoso contra a congénere de Marrocos, permite antever que será titular diante de e-Swatini e Camarões, partidas referentes às eliminatórias para o Mundial 2026.
Os analistas acreditam que o seleccionador nacional Pedro Gonçalves dificilmente irá jogar com três defesas-centrais. Assim sendo, Kialonda Gaspar (do Estrela de Amadora - Portugal), certamente, perderá o lugar para David Carmo do FC do Porto, emprestado ao Olympiacos da Grécia.

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)













.jpg)