IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

Deputados apontam linhas do discursos de João Lourenço

Cláudio Gomes
19/10/2018
1
2
Foto:
JA

Os presidentes das bancadas parlamentares da CASA-CE e do PRS defenderam, esta semana, que o Presidente da República fale sobre a dívida pública e do Orçamento Geral do Estado (OGE).

De acordo com o presidente do grupo parlamentar da Convergência Ampla de Salvação de Angola-Coligação Eleitoral (CASA-CE), André Mendes de Carvalho, considera ser inevitável uma abordagem da parte de João Lourenço sobre o OGE para 2019, sendo que deve entrar na Assembleia Nacional até final deste mês.

Na óptica de André Mendes de Carvalho, os deputados afectos a sua bancada parlamentar auguram, da parte do Titular do Poder Executivo, mais informações sobre o referido OGE considerando os grandes desafios que se colocam ao Estado e ao país. 

“O Presidente da República, como vai falar do Estado da Nação, deve explicar a questão da arrecadação das receitas para sustentar as despesas. Onde o país deve ir buscar receitas até mesmo para cobrir eventuais défices”, afirmou. 

Continuando, André Mendes de Carvalho, disse queJoão Lourenço deve esclarecer o ponto de situação referente ao repatriamento decapitais que foram indevidamente enviados para o estrangeiro.

“Falava-se que fora do país havia qualquer coisa como 30 e poucos milhões de dólares, seria uma boa receita para cobrir o OGE”, disse.Acrescentando, o dirigente disse que os parlamentares precisam ter uma ideia de como decorre o processo de repatriamento de capitais e por formas a saber quanto é que está em posse Estado até ao momento.

A CASA-CE, avança André Mendes de Carvalho, quer também saber do Presidente a questão da preparação das autarquias locais marcadas para 2020. 

“O Presidente deve clarificar a questão do gradualismo. Não podemos contornar o problema do gradualismo, é uma questão legal, mas deve especificar se será geográfico ou funcional, como pretende a oposição”, sustentou.

A dívida pública (interna e externa) é outro assunto que preocupa o presidente da bancada Parlamentar da CASA-CE.

“Saber como é que a dívida está estruturada, quem são os credores e se pretende pagá-la. Tudo isto tem a ver com auditoria financeira que a oposição já tinha solicitado”, disse, destacando a necessidade de se fazer uma auditoria à dívida pública.

“Estamos a ir buscar muito dinheiro lá fora,temos uma noção clara de como gastar esse dinheiro ou apenas estamos a ir buscar, temos parcialmente uma noção de como empregar parte do dinheiro e a outra parte ser utilizada consoante as necessidades que forem apresentadas”, indagou responsável.

Por outro lado, o deputado do Partido de Renovação Social (PRS), Bendito Daniel, disse que para o seu partido vale a abordagem sobre a situação da crise económica, saber como o governo pretende tirar o país da mesma.

“Temos uma dívida pública quase incalculável, e o discurso será uma oportunidade para o Presidente da República clarificar qual é o montante da mesma e os passos que estão a ser dados para saldarmos essa dívida”, defendeu.

Bendito Daniel disse que o Presidente da República, JoãoLourenço deve mencionar quais os países que estão a emprestar dinheiro à Angola. 

Corroborando com o presidente do grupo parlamentar da CASA-CE, o deputado do PRS entende que o João Lourenço deve se pronunciar sobre o processo de repatriamento de capitais ilícitos.

“A lei foi aprovada e foram dados 180 dias,agora queremos saber se este processo de repatriamento de capitais está no bom caminho ou não”, ressaltou.