IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

Dezenas de empresários americanos sondam potencial de investimentos na agricultura em Angola

Victória Maviluka
27/2/2024
1
2
Foto:
DR

Angola e Estados Unidos vivem uma nova era na cooperação bilateral, assinalada com a recepção de João Lourenço, na Casa Branca, em 2023, por Joe Biden.

Mais de 20 empresários norte-americanos escalaram, neste domingo, a capital angolana, Luanda, trazendo na ‘bagagem’ um plano para prospecção de oportunidades de investimentos em Angola na área da Agricultura e sua cadeia de valor.

Os homens de negócio integram uma delegação liderada pela secretária-adjunta do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, Xochitl Torres Smail, que, nesta segunda-feira, 26, manteve um encontro com o ministro angolano da Agricultura e Florestas, António Francisco de Assis, durante o qual trataram, com maior destaque, da intenção dos EUA em investir no sector agrícola para impulsionar a cadeia de valor.

A cumprirem o terceiro dia em solo angolano, as duas dezenas de empresários norte-americanos já mantiveram encontros com homólogos angolanos, dos quais recolheram informações detalhadas sobre as áreas propensas para investimentos em Angola.

Angola e Estados Unidos vivem uma nova era na cooperação bilateral, após a audiência concedida pelo Presidente norte-americano, Joe Biden, ao Chefe de Estado angolano, João Lourenço, na Casa Branca, em Novembro do ano passado.

Entre a vasta carteira de investimentos dos Estados Unidos em Angola destacam-se os capitais norte-americanos que estão a ser injectados no Corredor do Lobito e sua integração regional.

Angola quer colher experiência norte-americana na produção de milho

Angola elencou a agricultura, mormente o milho, como uma das áreas a explorar nesta nova era de cooperação com a maior economia do mundo, os Estados Unidos da América.

"No mundo, não existe nenhum outro país que produza níveis iguais aos americanos. Angola é ainda petiz  na cultura de milho e pretende juntar-se aos Estados Unidos para aprender, para que, futuramente, o país alcance maiores níveis de produção de milho, uma meta desejada pelo Executivo”, sublinhou o ministro angolano da Agricultura e Florestas.

No encontro entre António Francisco de Assis e a secretária-adjunta do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, foram analisados, de forma global, os mecanismos para cooperação em áreas como segurança alimentar, alterações climáticas, produção sustentável, acesso à genética animal dos EUA, inventário florestal e merenda escolar.