A Diageo a Refriango, parceiro em Angola, lançaram ontem em Luanda o programa de formaçao “Learning for Liefe” com o objectivo de capacitar jovens com competências de elevada exigência no sector do Turismo e Hotelaria, com o apoio do Instituto de Fomento de Turismo de Angola.
O acordo que formaliza a implementação deste programa formativo que define os termos de implementação e as metas esperadas foi assinado ontem, quarta-feira, 3 de Outubro de 2024, em Luanda, pelos parceiros nacionais da Diageo em Angola, conforme informação patente numa nota consultada pela Economia & Mercado.
Nos próximos três meses, o denominado “Programa de Bolsas de Estágio Learning for Life”, promovido por uma das empresas líder mundial na produção e comercialização de bebidas, prevê formar 60 estudantes da Escola de Hotelaria e Restauração de Talatona (EHR) e do Instituto Técnico de Hotelaria e Turismo n° 2009, bem como do restaurante "Terra do Ngola".
Entre Outubro de 2024 e Janeiro de 2025, salienta a referida nota, os alunos matriculados beneficiarão de estágios profissionais gratificados em restaurantes e hotéis de Luanda, com formação intensiva em ambientes reais de trabalho.
Ainda segundo o documento, os abrangidos vão também beneficar de formação transversal nas áreas de igualdade e inclusão, assédio sexual no local de trabalho, consciencialização sobre necessidades especiais, ética laboral, gestão de tempo, orçamento, sustentabilidade e higiene, entre outras.
Sobre o assunto, o chefe de Departamento para a Promoção e Marketing do INFOTUR, Gaspar Barreto disse que a parceria vai igualmente ajudar a criar oportunidades de formação e emprego. “O programa centrar-se-á também no desenvolvimento de competências e na criação de capacidades que podem ser adaptadas ao sector do turismo”, frisou, citado na nota.
Já para o coordenador do Gabinete de Inserção a Vida Activa do Estudante do Instituto Técnico de Hotelaria e Turismo nº 2009 “Terra do Ngola”, o programa oferece cursos médios técnicos como restauração e cozinha. “Depois de quatro anos de teoria, os estágios são como um estímulo para os estudantes que têm agora a certeza da possibilidade de obterem oportunidades reais de emprego”, afirmou Manuel Lutendo.
De acordo com o representante da Diageo em Angola, globalmente, o programa impulsionou dezenas de milhares de estudantes da indústria hoteleira e espera-se, que com a entrada de Angola, atinja 200 mil pessoas até 2030.
“É a concretização de uma iniciativa que vai fortalecer a indústria hoteleira, consolidando um futuro promissor para os estudantes seleccionados, e para o sector do turismo e hospitalidade no país”, Rui Garcia.
A Diageo detém marcas como Gordon’s London Dry, Gordon’s Premium Pink, VAT69, White Horse, Smirnoff e Gordons Welwitschia RTD (ready-to-drink).
%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)













