Mantida ontem, domingo 20, no Dubai, Emirados Árabes Unidos (EAU), à margem do Fórum de Investimento para o Pólo de Desenvolvimento Diamantífero de Saurimo (PDDS), o encontro não produziu efeitos sobre o esperado investimento da diamantífera sul-africana.
“Não foi o que abordaram”, refutou categoricamente a fonte, garantindo, porém, que “decorrem negociações sobre a vinda ‘em breve’ da De Beers” ao país, defraudando expectativas criadas à volta do encontro entre o ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás e o alto executivo da diamantífera sul-africana.
Em nota divulgada ontem na página oficial do Facebook, o Mirempet informou que a abordagem entre Diamantino Azevedo e Bruce Cleaver centrou-se em “assuntos ligados à geopolítica e ao mercado mundial de diamantes”.
Depois da audiência, lê-se no documento, o governante angolano recebeu os organizadores do “Fórum para Captação de Investimentos para o Polo de Desenvolvimento Diamantífero de Saurimo (PDDS), enquadrado na agenda do Dubai Diamond Conference (DDC 2022), certame que se propõe a analisar "o futuro dos diamantes", com a abertura prevista para hoje, segunda-feira, 21, e com o término agendado para o dia 24 do mês em curso.
O ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo disse, em gesto de resumo, que informou os participantes sobre “as mudanças a nível legislativo e a criação do Polo de Desenvolvimento de Lapidação do Saurimo”, bem como sobre “o processo de criação da Bolsa de Diamantes” e sobre a captação de novos investidores. Amanhã, adiantou, será feita uma apresentação para os investidores no core de lapidação de diamantes.
“Será um fórum específico do Polo de Desenvolvimento Diamantífero de Saurimo e depois de amanhã, teremos também a conferência das bolsas de diamantes mundiais, onde a mensagem será no sentido do processo de criação da Bolsa de Diamantes de Angola, para que todas as bolsas de diamantes possam cooperar com a nossa bolsa”, enumerou o governante.
À margem do DDC 2022, Angola organiza, amanhã, 22 de Fevereiro, a Conferência para a Captação de Investimentos para o Pólo de Desenvolvimento Diamantífero de Saurimo, que conta já com três lapidadoras instaladas, uma lapidadora escola, um Centro de Formação e duas outras lapidadoras em construção. Angola participa no Dubai Diamond Conference, com uma delegação ministerial integrada pela ENDIAMA, CATOCA e SODIAM que durante três dias vai analisar "O futuro dos diamantes".

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)













.jpg)