Em comunicado distribuído recentemente à imprensa, o Ministério dos Transportes informou que admitiu duas propostas de empresas ao concurso internacional para a concessão da gestão e exploração do Terminal Polivalente de Contentores e Carga do Porto Comercial do Lobito para um período de 20 anos.
Segundo o documento do órgão responsável pelas políticas para o sector dos Transportes, das três empresas que entregaram as propostas, a Bolloré Logistics foi excluída por não prever o pagamento do montante mínimo de retribuição da concessão de 80 milhões de dólares nos termos do caderno de encargos exigido.
Com efeito, a Citic Construction, outra empresa concorrente que entregou a sua proposta, foi admitido a concurso, assim como a ICTSI, que foi admitida embora condicionada, considerando que terá de apresentar a declaração de aceitação do caderno de encargos num prazo de cinco dias.
No comunicado, o Ministério dos Transportes informa também que a comissão de avaliação das propostas irá avaliar as propostas admitidas a concurso, na espectativa de o vencedor ser anunciado antes do final de 2021.
As empresas Dubai Port World, Yilport, Qterminal, Abu Dhabi Ports, International Container Terminal Services, Inc (ICTSI), Bolloré Logistics e a Citic Construction, foram as sete que adquiriram as respectivas peças do concurso, contudo, apenas as três últimas apresentaram as respetivas propostas.
O terminal de contentores e carga geral do porto do Lobito tem uma área total de 241.540,94 metros quadrados, um cais acostável de 1.199 metros lineares e capacidade para movimentar mais de 600 mil toneladas de carga não contentorizada e 250 mil TEU (unidade equivalente a 20 pés) por ano.

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)













.jpg)