IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

E&M: 25 Anos, a metade da Independência

Nuno Fernandes
15/12/2025
1
2
Foto:
DR

Como Presidente do Grupo Executive, cabe-me AGRADECER a todos aqueles que estiveram na criação deste título e o têm consolidado, e àqueles que, sendo seus leitores, nos incentivam a prosseguir.

A 19 de Dezembro corrente, marcamos o fim das celebrações dos 25 anos após o lançamento ao público, em 1999, da Revista Economia & Mercado, em cerimónia no Hall da Rádio Nacional de Angola, honrada com as presenças do então Cardeal António do Nascimento, Lúcio Lara, da então Ministra do Planeamento, Ana Dias Lourenço, do Ministro da Indústria, Joaquim David, do Embaixador de Portugal em Angola, entre mais de 100 convidados. A E&M, como hoje graficamente se apresenta, resultou de uma decisão assumida pelo Júlio Guerra e por mim, na qualidade de sócios da Executive Center Lda., empresa embrião de outras constituídas em Angola, Portugal e Moçambique, que formaram o grupo de comunicação angolano Executive. Colados ao projecto, desde o seu início, estiveram António Furtado, seu primeiro Director, mais tarde Governador do Banco Nacional de Angola e Ministro das Finanças, e Alves da Rocha, professor catedrático, responsável pelo Centro de Investigação Científica da Universidade Católica e docente na Universidade Agostinho Neto, na qualidade de primeiro editor. Ambos foram cruciais na formatação do projecto e na definição do perfil editorial que sustenta a E&M até aos dias de hoje. Criámos uma publicação que, ao longo de 25 anos, teve presença mensal nas bancas, oferecendo aos leitores uma visão independente, profissional e de grande rigor sobre a economia do país, sua vida empresarial e social, recheada de comentários subscritos por personalidades autorizadas, com textos veiculados também em língua inglesa, o que permite que a revista seja hoje lida em mais de 20 países.

Realço o papel igualmente importante dos directores e editores que se seguiram, nomeadamente o Paulo Pinha, já falecido, Helena Costa, o Sebastião Vemba e o André Samuel, ambos em funções. Realçamos igualmente o exercício de alta qualidade dos colaboradores residentes, José Matos, Justino Pinto de Andrade, Deslandes Monteiro e Wilson Chimoco; dos membros do Conselho Editorial e outros colaboradores pontuais; dos jornalistas, fotógrafos, paginadores, comerciais e pessoal administrativo, mencionados no genérico da revista.

Agradecemos a não menos importante colaboração das gráficas ligadas ao projecto, no caso a DAMER e a EAL – Edições de Angola, responsável pelas primeiras impressões.

Foram, ao longo de 25 anos, publicados milhares de artigos e fotografias, largas centenas de comentários, reportagens, cartoons e tantas outras matérias também veiculadas no site da revista. Em Novembro, publicámos uma edição especial alusiva aos 50 anos da Independência Nacional, de 316 páginas, algo inédito no país. Nessa edição, a número 254, demos à estampa análises exaustivas sobre o desenvolvimento humano, diversificação da economia, política económica, sobre o sector bancário, seguros, indústria, petróleos, telecomunicações, sector social, desporto, grandes entrevistas e reflexões subscritas por 21 especialistas nacionais. Foi a forma de nos associarmos às celebrações nacionais com um projecto de elevada qualidade e de honrarmos o jornalismo angolano.

A Edicenter - Publicações Lda., empresa herdeira do título, ao celebrar este mês o 26.º aniversário da E&M, honra-se e orgulha-se dos 25 anos da sua existência, comprometendo-se a prosseguir, nos anos vindouros, no respeito pela linha editorial adoptada, com o mesmo espírito e entusiasmo dos primeiros momentos.

Como Presidente do Grupo Executive, cabe-me AGRADECER a todos aqueles que estiveram na criação deste título e o têm consolidado, e àqueles que, sendo seus leitores, nos incentivam a prosseguir e a fazer melhor. Não deixamos de nos rever e reconhecer no que de bom foi feito no país, sempre o exaltaremos, mas seremos sempre uma voz ao lado daqueles que justificaram e justificam este projecto.