IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

Efeméride. PR destaca heroísmo de Mulheres Angolanas na Luta pela Libertação Nacional

Victória Maviluka
8/3/2024
1
2
Foto:
DR

Em mensagem sobre o Dia Internacional da Mulher, João Lourenço observou que, hoje, vê-se, no País, a Mulher Angolana a desempenhar “com zelo as mais diferentes tarefas”.

O Presidente da República, João Lourenço, dedicou, nesta sexta-feira, 08, Dia Internacional da Mulher, uma mensagem especial à Mulher Angolana, destacando os seus feitos na Luta pela Libertação Nacional.

“Nesta data, saúdo em especial a Mulher Angolana, que, desde cedo, se empenhou em todas essas frentes, desde a fase heróica da Luta de Libertação Nacional, passando pelo período da resistência às agressões armadas e de reconstrução sócio-económica do País”, escreveu João Lourenço, numa mensagem divulgada na sua conta oficial do Facebook.

Dirigindo-se ainda à Mulher Angolana em mensagem dedicada ao Dia Internacional da Mulher, o Chefe de Estado observou que, hoje, vê-se, no País, a Mulher Angolana a desempenhar com zelo as mais diferentes tarefas, a assumir com competência e sentido de responsabilidade os mais variados cargos, a dar provas de talento em múltiplas áreas da nossa vida em sociedade.

Todos esses ganhos e avanços, escreveu João Lourenço, de forma nenhuma reduziram a sua capacidade de gerir um lar e a vida doméstica, de dar formação aos seus filhos, de estender a mão aos necessitados.

Na sua mensagem, o Presidente angolano rendeu igualmente uma singela homenagem a todas as Mulheres que, no mundo, ajudam a construir o presente e mantêm viva a esperança de dias melhores para toda a humanidade.

Alvo de preconceitos que as tentam diminuir, refere João Lourenço, a Mulher tem vindo a exigir e a afirmar os seus direitos de ser respeitada e de agir de maneira equitativa na sociedade.

“O empoderamento feminino vai sendo já uma realidade no nosso tempo, mas precisamos de continuar a criar as condições favoráveis à participação activa da Mulher em todos os domínios da vida: familiar, social, político, empresarial, cultural e desportivo”, descreveu.

E concluiu: “Espero sinceramente que em todo o mundo as Mulheres possam ultrapassar as barreiras que sobre elas ainda pesam e que seja imparável o movimento da sua emancipação e dignificação”.