IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

Egipto anuncia nova descoberta de petróleo no deserto ocidental

Adnardo Barros
17/6/2025
1
2
Foto:
DR

O deserto ocidental egípcio é uma vasta extensão do deserto do Sara, cobrindo mais de dois terços da área terrestre do Egipto.

A Egyptian General Petroleum Corporation anunciou uma nova descoberta de petróleo e gás no brownfield de Abu Sennan, no deserto ocidental do Egipto, de acordo com um comunicado do Ministério do Petróleo e Recursos Minerais.

De acordo com o Ministério, os primeiros resultados dos testes do poço GPR-1X mostram saídas promissoras, até 1 400 barris de petróleo bruto e um milhão de pés cúbicos de gás por dia, provenientes da formação Bahariya.

Esta descoberta surge no momento em que o Egipto aumenta o investimento no seu sector petrolífero. No ano passado, o governo anunciou planos para investir 1,2 mil milhões de dólares no ano fiscal de 2024/2025, destinados à perfuração de 110 poços exploratórios.

Esta iniciativa integra uma estratégia mais ampla, que prevê um investimento total de 7,2 mil milhões de dólares na perfuração de 586 poços exploratórios até 2030.

Segundo a Arab Finance, espera-se que a nova descoberta aumente as reservas do Egipto em cerca de dois milhões de barris recuperáveis de petróleo bruto.

O presidente da EGPC, Mohamed Abdel Majeed, afirmou que o poço está actualmente a passar por testes na estação de produção. Referiu ainda a existência de sinais encorajadores de depósitos adicionais de hidrocarbonetos nas formações G e B de Abu Rawash, com base em dados recentes de registo eléctrico.

Esta é a segunda descoberta na região em apenas três meses, após outra realizada em Março. Ambos os avanços, segundo o ministério, contaram com o apoio de tecnologias de inteligência artificial implementadas pelas equipas da EGPC.

As autoridades sublinham que a descoberta evidencia o potencial inexplorado do Deserto Ocidental e demonstra o valor da utilização de tecnologias modernas para revitalizar campos maduros.

O Egipto está a esforçar-se para se afirmar como um centro regional de energia, capitalizando as recentes descobertas em grande escala, destacando-se o campo de gás Zohr, no Mediterrâneo, que se estima conter 30 biliões de pés cúbicos de gás.