IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

Eliminação de bebidas em saquetas “é acertada”, mas decisão é “impopular”, considera ambientalista Vladimir Russo

Agostinho Rodrigues
15/2/2024
1
2
Foto:
DR

A decisão deveria ser antecedida de auscultação ao sector para definição de um prazo adequado de adaptação, defende o ambientalista.

A eliminação de bebidas espirituosas embaladas em pacotes de plástico é acertada para o ambientalista Vladimir Russo, apesar de considerar a medida “impopular”.

Para o ambientalista, a decisão deveria ser antecedida de auscultação ao sector para definição de um prazo adequado de adaptação às novas regras.     

“É uma medida correcta. É claro que estas medidas são sempre muito impopulares, principalmente, quando a indústria de bebidas espirituosas precisa de algum tempo de adaptação”, refere.

A medida, na sua perspectiva, iria acontecer quando, finalmente, houver uma melhor regulação sobre o uso de plástico singular.

“Vai ter de haver um período de adaptação para que a indústria que usa este tipo de matéria-prima (embalagem) possa adaptar-se às alterações”, defende, acrescentando que “era preciso ouvir o sector e, com base nessa auscultação, definir um prazo adequado”.

Recentemente, como reportou a revista E&M, a Associação das Indústrias de Bebidas de Angola (AIBA) afirmou que "aceita e respeita a decisão do Executivo", mas contesta o prazo de 60 dias para a eliminação total da produção e comercialização, alegando que o ‘timing’ definido não permite a adaptação das linhas de produção e respectivos recursos humanos, cujos interesses devem ser salvaguardados.