IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

Embaixada dos EUA reduz actividade nas redes sociais por falta de orçamento

Teresa Fukiady
2/2/2026
1
2
Foto:
DR

Fonte da Embaixada dos Estados Unidos em Luanda explica que o anúncio deve-se à paralisação do Governo devido à falta de aprovação do orçamento.

A Embaixada dos Estados Unidos em Luanda deixará de actualizar regularmente a sua conta oficial no Facebook devido à interrupção nas dotações orçamentais do Governo norte-americano, anunciou a instituição em comunicado divulgado nesta segunda-feira, 02. 

Durante este período, refere a nota, apenas serão divulgadas informações consideradas urgentes, sobretudo relacionadas com segurança e protecção de cidadãos. O comunicado  consta na página oficial do Facebook da referida embaixada.

Segundo apurou a revista Economia & Mercado, o mesmo aviso foi publicado nas páginas de embaixadas norte-americanas em outros países da lusofonia, como Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Zâmbia.

Entretanto, retirando Angola, nos outros países, o comunicado acrescenta que, apesar das restrições na comunicação digital, os serviços programados de passaportes e os agendamentos de vistos deverão continuar a funcionar, tanto nos Estados Unidos como nas embaixadas e consulados no exterior, conforme a situação permitir.

Diante da situação, as autoridades recomendam que os utentes acompanhem o estado dos serviços consulares através dos canais institucionais travel.state.gov ou @travelgov até que as operações sejam plenamente retomadas.

Fonte da Embaixada dos Estados Unidos em Luanda explica que o anúncio deve-se à paralisação do Governo devido à falta de aprovação do orçamento.

A limitação nas actualizações ocorre num contexto de paralisação parcial das actividades governativas (shutdown), iniciada no sábado, 31, depois de o Congresso não ter aprovado a tempo o orçamento para o ano fiscal de 2026. 

De acordo com agências internacionais, a expectativa é que o impasse seja temporário e possa ser resolvido com uma votação prevista para esta segunda-feira, 2, quando a Câmara dos Representantes analisar um pacote de financiamento já aprovado pelo Senado, na passada sexta-feira, 30.

O Senado aprovou um pacote de gastos com 71 votos a favor e 29 contra, garantindo recursos para a maior parte do Governo até Setembro e prevendo apenas duas semanas adicionais de financiamento para o Departamento de Segurança Interna (DHS), ponto central do desacordo político. 

Os democratas resistem à liberação de novos recursos sem a adopção de regras mais rígidas para agentes federais de imigração, após a morte de dois cidadãos americanos durante operações recentes.

A nova paralisação ocorre cerca de três meses após o encerramento do shutdown mais longo da história do país, em Outubro e Novembro do ano passado, que durou 43 dias.