IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

Emmanuel Macron recomenda produção de vacinas em África

Cláudio Gomes
19/5/2021
1
2
Foto:
DR

O Presidente da França recomendou, na Cimeira sobre a Economia de África, a mobilização de financiamento para a produção de vacinas contra a Covid-19 no continente africano.

No evento, que teve lugar em Paris, o Chefe de Estado francês  defendeu a transferência “imediata” de tecnologia e capacidade intelectual, a fim de potenciar os países africanos a produzirem vacinas.

Segundo o Estadista francês, que discursava no evento de alto nível em que participaram dezenas de líderes africanos, a intenção é financiar o continente africano com um valor de 100 mil milhões de dólares, por via do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD).

O Fundo Monetário Internacional (FMI), de acordo com a Angop, estima que os países africanos tenham necessidades de financiamento equivalentes a 450 mil milhões de dólares, até 2025, daí a ideia de aumentar a ajuda de emergência. Emmanuel Macron defendeu ainda a posição de renovação económica no continente africano.

Já em nome dos líderes africanos presentes no evento, Félix Tshisekedi, Presidente em exercício da União Africana falou sobre as consequências económicas da pandemia da Covid-19 no continente e a necessidade da sua rápida recuperação.

A Cimeira sobre a Economia de África é uma iniciativa do Governo francês, discutiu o relançamento do crescimento das economias dos países africanos, com base no envolvimento dos parceiros internacionais e na criação de um pacote de apoio massivo.

Um dos projectos tem a ver com a criação de um pacote massivo de apoio destinado ao continente para superar o choque da pandemia da Covid-19.

Segundo a agência nacional de notícias, o encontro visou, igualmente, o lançamento da base para um novo ciclo de crescimento, que beneficiará os povos africanos, mas que pode ser, também, um motor para toda a economia mundial.

Além dos líderes africanos e do anfitrião Emmanuel Macron, a reunião juntou, igualmente, representantes do Fundo Monetário Internacional, do Banco Africano de Desenvolvimento, Banco Mundial, da Organização Mundial do Comércio, Nações Unidas, União Africana e União Europeia.