A Associação das Mulheres Empreendedoras de Amboim (AMEA), na província do Cuanza Sul, encaixou, em quase quatro meses, mais de 15 milhões de kwanzas com a venda do Impossible Coffee Angola – ‘Café Amboim: O café coragem das mulheres de Angola’.
Segundo nota enviada à E&M, o Impossible Coffee Angola foi lançado em Março deste ano, no âmbito do projecto de empreendedorismo e activismo social Impossible Coffees, promovido pela Delta Coffee House Experience.
Até Dezembro de 2025, estima-se que 20% das receitas obtidas com a venda deste lote especial, nas lojas Delta Coffee House Experience e na loja online, continuem a ser revertidas para a AMEA.
“Pretendemos apoiar o trabalho da associação e destas mulheres, que se uniram para manter viva a produção de café no município de Amboim e preservar um café único no mundo, bem como dar a conhecer a qualidade deste, não só em território nacional, mas também além-fronteiras”, salientou Carlos Gomes, director-geral da Angonabeiro.
Durante evento realizado no último sábado, 7 de Junho, na Gabela, em homenagem às produtoras de café, a Angonabeiro e a AMEA celebraram um protocolo de cooperação, que passa pelo comprometimento da respectiva empresa e a Delta Coffee House ajudarem a aumentar o cultivo de robusta na região, divulgar e potenciar a notoriedade do Café Amboim, destacando sua qualidade e promovendo-o activamente junto dos seus clientes, com o propósito de o posicionar nos cafés de excelência a nível mundial.
.jpeg)
Para José Carlos Beato, director-geral de mercados internacionais do Grupo Nabeiro, que detém a Angonabeiro, trata-se de um café que leva o nome de Angola ao mundo inteiro e junta o melhor que o País tem: “as mulheres guerreiras”.
“Só temos de agradecer tudo o que têm feito pelo café e por terem aceitedo este desafio. Temos muito orgulho neste produto, cuja comercialização está a ser um sucesso. Parte das vendas revertem para a associação, também com o propósito de incentivar o envolvimento de mais mulheres, sobretudo jovens, porque a produção de café em Angola tem de continuar”, realçou.
Além disso, explicou que este novo lote integra o projecto ‘Impossible Coffees’, que dá a conhecer histórias de pessoas únicas que sempre acreditaram em si e nos seus sonhos.
“Enquanto mulheres agricultoras de Amboim, estamos interessadas em trabalhar o café como sempre trabalhámos, mesmo com muitas dificuldades. O café é a bandeira do País e do Município. Por isso, como cafeicultoras, não podemos abandonar o café”, afirmou Lucinda Cunha, presidente da AMEA.
A AMEA é uma associação formada somente por mulheres empreendedoras da região do Amboim, todas produtoras agrícolas, incluindo de café (Robusta Amboim).
A edição especial Impossible Coffee Angola – ‘Café Amboim: O café coragem das mulheres de Angola’ resulta da coragem e resiliência de 12 mulheres que se uniram para manter viva a produção de café no município de Amboim, numa altura em que a variedade local - café Robusta Amboim - permaneciam seriamente ameaçada pelos efeitos da guerra colonial, pela falta de recursos e de mão-de-obra.
O projecto reforça a ligação da Delta Cafés a Angola e o apoio aos pequenos produtores de café no País, onde está empenhada em contribuir para a revitalização da fileira do café.
Presente há 27 anos em território angolano, através da Angonabeiro, a Delta Cafés já apoiou mais de 40 mil famílias produtoras de café, levando o melhor café de Angola - e o nome deste País - a mais de 40 países, nos blends da marca, lê-se no documento consultado pela E&M.

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)













.jpg)