IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

Empresários angolanos deslocam-se a Lagos para Fórum de Negócios. CCIAN coloca arroz e petróleo no 'cardápio' do meeting económico

Sebastião Garricha
19/8/2024
1
2
Foto:
DR

Além do Petróleo, Gás e Minas, Informática e Tecnologias de Informação, CCIAN também pretende negociar questões ligadas ao sector agrícola.

A Câmara de Comércio e Indústria Angola-Nigéria (CCIAN) vai realizar, de 26 a 29 do mês corrente, uma missão empresarial conjunta para Lagos, capital comercial e económica da Nigéria, no quadro do reforço da cooperação bilateral, exploração de novas áreas de negócios e impulsionamento das duas economias.

Segundo Tangyalamba Veloso, presidente da CCIAN, trata-se do Fórum de Negócios Angola-Nigéria “BMAN 2024”, que vai decorrer sob o lema “Construindo uma África Mais Forte - Conectando Angola e Nigéria".

Em conferência de imprensa realizada nesta sexta-feira, 16 de Agosto, em Luanda, Tangyalamba Veloso revelou que o ‘tão esperado’ evento económico-empresarial vai reunir pelo menos 14 empresários angolanos e mais de 100 nigerianos, que já confirmaram presença, havendo a possibilidade de o número 'esticar' até o dia do meeting económico.

Tangyalamba Veloso informou ainda que a CCIAN pretende trazer para o País um número de empresários nigerianos capaz de desenvolver um volume de negócios orçado em 500 milhões de dólares.

“A Câmara está aqui para ajudar os dois países a crescer, seja lá qual for o aspecto económico ou financeiro.  Estamos aqui, somos servidores da economia angolana e servidores da economia nigeriana”, explicou a líder da CCIAN, sublinhando que a possível entrada de mais empresários nigerianos no País poderá contribuir para o aumento da taxa de empregabilidade.

“Se formos para o Golfo e em outros locais, vamos ver que a maior parte das pessoas empregadas são nacionais. Então, temos estado a ajudar, temos estado a informar mais os nossos próprios irmãos que os investidores vêm para o nosso bem, para ajudar a ter mais emprego”, acrescentou.

O roteiro da missão empresarial Angola e Nigéria prevê deslocação à refinaria de Dangote (a maior de África), ao Porto de Apapa, à fábrica da IMOTA RICE e o acesso à Feira Internacional de Lagos, além de Networking com empresários locais.

Produção de arroz na agenda da CCIAN

À imprensa, Tangyalamba Veloso garantiu que, além do Petróleo, Gás e Minas, Informática e Tecnologias de Informação, as questões sobre agricultura, particularmente o arroz, também fazem parte da agenda da Câmara de Comércio e Indústria Angola-Nigéria missão empresarial para Lagos.

“Por isso, vamos visitar a IMOTA RICE, que é a maior produtora de arroz da Nigéria”, avançou a presidente da CCIAN, explicando que Angola não precisa ir distante para comprar o ‘precioso’ produto da cesta básica.

“A Nigéria tem bastante produção de arroz. De Angola para a Nigéria são nove dias de navio. Então não temos que esperar tanto tempo. A qualidade do arroz continua a ser uma qualidade boa, porque são só nove dias no navio”, acrescentou. 

De acordo com Tangyalamba Veloso, existem vários empresários nigerianos que não têm dificuldade nenhuma com o porto do País, devido ao “grande passo dado pelo nosso porto”, que tem estado a facilitar essas transações.

“É fácil hoje em dia tirar os produtos principalmente expressivos e alimentares do porto. Então eu acredito que o nosso governo está a fazer um grande trabalho”, finalizou.